Veterinário em Porto Alegre

Vacinas

Você sabia que manter as vacinas do seu cão/gato em dia assegura a saúde do animal e da sua família?

A vacinação periódica previne diversas zoonoses (doenças transmitidas pelos animais ao homem, como: Raiva, Giárdia, Leptospirose) e também doenças comuns em cães (Cinomose, Hepatite Canina, Gripe Canina) e gatos (Rinotraqueíte, Calicivirose, Clamidiose).

Tendo isso em conta, cabe muito bem mencionarmos a máxima “melhor prevenir do que remediar”, ainda mais quando se tem em mãos a praticidade proporcionada pelo serviço de vacinação no seu lar.

A vacinação é, sem dúvida, o cuidado mais importante para prevenir doenças em cães e gatos, tanto filhotes quanto adultos. A vacinação deve ocorrer antes que os animais comecem a frequentar as ruas.

Para ser vacinado o animal deve estar saudável, sem apresentar febre, diarreia e estar com a vermifugação em dia. Caso isso não seja levado em consideração pode ocorrer a falha vacinal, fazendo com que o organismo não responda corretamente à vacinação.

Esquema de Vacinação e Vermifugação de Cães

A escolha das vacinas e o intervalo entre as aplicações podem variar de acordo com o fabricante e o veterinário responsável pela saúde do seu cão.

Porém, para qualquer esquema de vacinação é considerada obrigatória a aplicação da vacina polivalente (V8 ou V10) e da vacina anti-rábica. Além destas, recomenda-se também a aplicação da vacina contra Tosse dos Canis (ou Traqueobronquite) e da vacina contra Giárdia.

30 dias 42 dias 63 dias 84 dias 120 dias +1 ano
Vermífugo
Cada 3 meses
Anti-pulgas
Cada 1 mês
V8 ou V10
Tosse
Anti-rábica
sim

Conforme demonstrado no quadro inicial, a vacina polivalente (V8 ou V10) deve ser aplicada em 3 doses espaçadas de 21 dias a partir de 42 dias de idade (para filhotes) com reforço anual na fase adulta.

Já a vacina contra Tosse dos Canis deve ser aplicada em 2 doses espaçadas de 21 dias, enquanto a anti-rábica pode ser aplicada anualmente a partir de 120 dias de idade (4 meses).

Alguns esquemas também contemplam a aplicação da vacina contra Giárdia, que é composta de 2 doses espaçadas de 15 dias (para filhotes) com reforço anual (para adultos).

A vermifugação deve ser realizada a cada 3 meses e a aplicação de anti-pulgas deve ser feita mensalmente.

Esquema de Vacinação e Vermifugação de Gatos

A escolha das vacinas e o intervalo entre as aplicações podem variar de acordo com o fabricante e o veterinário responsável pela saúde do seu gato.

Porém, para qualquer esquema de vacinação é considerada obrigatória a aplicação da vacina polivalente (V4) e da vacina anti-rábica.

30 dias 42 dias 63 dias 84 dias 120 dias +1 ano
Vermífugo
Cada 3 meses
Anti-pulgas
Cada 1 mês
V4
Anti-rábica
sim

Conforme demonstrado no quadro inicial, a vacina polivalente (V4) deve ser aplicada em 3 doses espaçadas de 21 dias a partir de 42 dias de idade (para filhotes) com reforço anual na fase adulta. Já a vacina anti-rábica pode ser aplicada anualmente a partir de 120 dias de idade (4 meses).

Posso ajudar?